Seu Banner Aqui

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Potência do Ar Condicionado - Carga Térmica - Como Calcular?

Muitas pessoas perguntam como calcular a Carga Térmica para dimensionamento de ar condicionado para utilização em dormitório ou mesmo num pequeno escritório.

Dimensionar a potência para climatização é um tanto quanto complexo. É importante analisar a área de envidraçado, pé direito, elementos de sombra, temperatura/umidade(s) exteriores máximas/mínimas, pontes térmicas, coeficientes de transmissão dos materiais que compõem o ambiente, envolvente exterior/interior, orientação geográfica, altitude, máquinas interiores, número de pessoas, piso, laje e ou telhado, portas, etc, etc. Este cálculo poderá ser feito à mão (manual da CARRIER/ASHRAE/nova ABNT 16401) ou com programas específicos (HAP/TRACE).

Porém, com base numa média de cálculos, "pode-se dizer" que num espaço dito "normal", isto é habitação sem arquiteturas arrojadas, 140 ou 160W/m2, é uma média de valores usados como referência. No entanto, estes valores poderão por diversas razões estar aquém das necessidades reais do espaço a climatizar.

Informo ainda que de acordo com a nova ABNT 16401, tivemos alterações quanto aos parâmetros de temperatura externa de bulbo seco (TBS) a serem levados em consideração. Por expemplo, em São Paulo a temperatura média externa era de 31°C, e na nova ABNT pode variar de 30 a 32,9°C. O que pode dar uma diferença e tanto no calculo de carga térmica.

Sugestões:
1 - Fazer sempre o cálculo com base nos programas informáticos sempre que possível.
2 - Caso você não tenha conhecimento sobre o assunto, procure por um profissional da área, certamente você não comprará gato por lebre.
3 - Existem vários sites que calculam a carga térmica de formas diferentes, muitos são imprecisos e informam resultados próximos, vejam alguns e tire suas conclusões:

Obs.: Não se esqueça da renovação de ar (tomada de ar externo), caso contrário a quailidade do
ar interior ficará ruim.

Caso queira mais informações favor entrar em contato comigo. Mande um e-mail preenchendo o formulário no fim da página ou deixe um comentário.

 
Postei uma planilha neste artigo para exemplificar melhor como calcular, mas a planilha é bem simples, clique aqui.

Abaixo outra planilha, serve como comparativo entre as duas.
Clique aqui e faça o download de uma planilha simplificada para Calculo de Carga Térmica.

Alguns links que calculam a carga térmica aproximada:
http://www.coldar.com.br/carga.asp
http://www.otimoar.com.br/calculo.capacidade.html

10 comentários:

Murilo,

Estou pesquisando sobre cálculo de carga térmica e encontrei diversas tabelas de fabricantes para cálculo, mas quando existem aparelhos elétricos que não são utilizados durante todo o dia, secadores de cabelo(2000 w) em um salão por exemplo, me parece que o cálculo fica superestimado.
Em algumas tabelas, 2000w (1 aparelho ligado) necessitaria de 6.800 Btu's para supri-lo.

Qual é a sua sugestão nesses casos?

Grato

Prezado Flavio,

Essa é uma ótima pergunta.
Vamos lá:
1° - Existe uma tabela da ASHRAE sobre o fator de utilização ou podemos chamar de simultaneidade. Funciona mais ou menos assim, imagine que será utilizado um secador por 2 horas, é feito um cálculo de carga térmica e é considerado um valor expresso na tabela pelo fator de utilização da ASHRAE.

2° - Porém, existem algumas pessoas que calculam a carga térmica de hora em hora, levando em consideração até mesmo a posição do sol, e desta forma você consegue precisar melhor o resultado da carga térmica, nesses casos, geralmente, leva em consideração o pior caso, como cálculo final.

3° - Tenho uma sugestão, você pode efetuar o cálculo de carga térmica com o secador e sem o secador de cabelo, tire uma média e utilize este resultado. Desta forma, se faz necessário ligar o sistema de ar condicionado antes de utilizar o secador. Assim, quando o secador for ligado, a temperatura já estará estável, e poderá ser utilizado o secador por um bom tempo até que o sistema de ar condicionado comece a corrigir a temperatura do local.

Saudações,

Murilo Sobral

Favor informar potencia eletrica do aparelho 18000 e 60000 BTUS

Devanil
Email mkaltda@gmail.com

Caro Devanil,
Obrigado pela visita ao blog.
Depende da fabricação do equipamento, mas segue uma média:
18000Btu/h - 1800W;
60000Btu/h - 5500W;
Potência em carga plena.
Abraço,

como fazer um calculo mais preciso a respeito do valor em R$ que irei gastar com um ar condicionado, levando em conta, que esse calculo é feito em cima da potência máxima do aparelho e que o aparelho não trabalha o tempo todo como essa potência,pois quando atinge a temperatura regulada ele desliga o compressor, diminuindo muito o seu consumo e fica nesse ciclo de liga e desliga o tempo que estiver em funcionamento, existe alguma formula para esse calculo?

Olá Murilo
Obrigado por "gastar" teu tempo para ensinar leigos a fazer e pensar coisas complexas...
A minha pergunta é simples: porque tenho que me cadastrar para receber o dowload da tua planilha? tenho 68 anos e uma caixa postal cheia de propagandas indesejáveis sem dar meu endereço à miúde...

BBmatos,
Primeiramente obrigado pela visita.

Parabéns pela pergunta. Desconheço alguma fórmula para esse cálculo.

Sugiro consultar o manual do fabricante, é provável que exista alguma informação referente ao consumo do aparelho. A segunda seria calcular como está a eficiência do aparelho, pois ele pode estar funcionando de uma forma que consuma mais energia e tenha um desgaste maior.

É muito difícil calcular o consumo do aparelho, imagine que o termostato esteja regulado para 18°C, o condensador sujo e o filtro de ar obstruído. Qual a eficiência do equipamento nessas condições em relação a outro que o termostato marca 23°C, condensador limpo e filtro de ar limpo?

Esse cálculo é muito relativo, não dá apenas para pegar o consumo nominal de placa e fazer uma continha básica. É possível instalar um horímetro nos compressores de equipamentos de grande porte, assim dá pra chegar a quantas horas por um determinado período o compressor ficou em funcionamento. É uma idéia.

Caso alguém possa colaborar com essa infromação seria de grande ajuda.

Grande abraço,

Prezado Amigo Anônimo,

Obrigado pela visita.

De forma alguma considero "gastar" o tempo para passar adiante o pouco conhecimento que tenho. Ouvi uma vez que conhecimento é como material perecível e deve ser passado a outras pessoas, caso contrário esse conhecimento estraga.

Quanto a sua pergunta, a planilha está hospedada em um site de compartilhamento de documentos e eles tem a política deles.

Posso enviar as planilhas que tenho via e-mail. Peço apenas que preencha o formulário no fim da página ou envie um e-mail para murilo@sistemasdearcondicionado.com.br e terei o maior prazer em ajudar.

Grande abraço,

Caro Murilo, tudo bem?
Primeiramente meus parabéns pelo Blog, essas informações muito técnicas são de muito difícil acesso e entendimento, por isso você nos facilita muito o entendimento e ainda tira as nossas dúvidas. Já de antemão, muito obrigado.
Bom, vamos a dúvida.
Andei dando uma olhada nos cálculos de potência de ar condicionado, pelo meu entendimento, nos que eu fiz, os cálculos foram superestimados.
A situação é a seguinte, estou indo morar com a minha noiva e no apartamento que vamos morar tem apenas uma instalação pronta para ar condicionado, que fica na sala. Como o apartamento é pequeno, pensamos em colocar apenas um aparelho na sala e deixar um dos quartos abertos para a refrigeração. Usaremos mais o ar condicionado no período da noite (a partir das 18-19h) exceto nos fins de semana que podemos utilizar durante o dia também, mas o uso será mais esporádico, pois nem todos os dias teremos a necessidade de usar o ar.
Somos 2 pessoas e teremos alguns aparelhos eletrônicos funcionando como TV, DVD, Geladeira e computador.
Teria como você me indicar uma potência adequada para esse nosso caso? Você acha que um ar de 18000btu`s seria o suficiente?

Grato pela atenção.
Guilherme da Silva Proença

PS.: Caso seja possível, pode responder essa postagem pelo meu email? guilherme.proenca@hotmail.com
Obrigado.

Não sou da área mas preciso muito solucionar um problema. Tenho dados de uma câmara fria e preciso estimar os gastos mensais par um projeto de EVTE. Eu já tenho a carga térmica e preciso da potência para esse cálculo. Existe alguma maneira de converter a carga térmica em potência? OU é a mesma coisa?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More