Seu Banner Aqui

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Como Calcular Carga Térmica - Ar Condicionado Potência

Como calcular a Carga Térmica para dimensionamento de Ar Condicionado para ambientes pequenos como dormitório, pequeno escritório, salas diversas, etc. Vale salientar que este método de calculo de carga térmica é simplificado e não deve ser levado em consideração caso a instalação seja de maior complexidade.
Primeiramente providencie uma trena e uma calculadora para levantamento de medidas e alguns cálculos sobre o ambiente.
Calcule quantos metros cúbicos (m³) tem o ambiente, anote o resultado em m³ do ambiente no valor mais próximo na tabela abaixo (repare que a tabela é para ambiente de até 90m³). Na tabela o termo “Por Andar” significa “Entre Andares”, portanto, utilize o resultado de um dos dois campos “Por Andar” ou “Sob Telha”, anote o valor encontrado.


Clique na imagem para ampliar

Calcule a área (m²) das janelas e utilize os campos da direita e anote o resultado de “Manhã” e “Tarde”. Anote também os resultados de “Pessoas” que estarão no ambiente, “Portas” (m²) e Aparelhos Elétricos”.
Então some os valores adquiridos de acordo com os campos “Condução”, “Janelas”, “Pessoas”, “Portas” e “Ap. Elétricos” (W).
O resultado é a Carga Térmica em Kcal/h. Multiplique este valor por quatro (Kcal/h x 4 = Btu/h) para encontrar sua Carga Térmica em Btu.

Observação: Vale lembrar que este calculo é simplificado. Recomendo a contratação de um profissional da área, pois outros fatores podem impactar no resultado final. Algumas pessoas acrescentam uma folga de até 20% da carga térmica total. Lembramos da preocupação com a qualidade do ar interior, onde de acordo com as normas se faz necessário garantir a renovação de ar externo de 27m³/h/pessoa.

Postei em outro artigo mais informações sobre Calculo de Carga Térmica, Clique aqui.

Qualquer dúvida favor entrar em contato.

Gostou deste artigo? Então considere assinar grátis nosso Rss Feed e receba todas as atualizações do SAC diretamente em seu e-mail.
Siga e envie aos seus amigos via Twitter e Facebbok.

1 comentários:

Muito interessante, agora tirei uma dúvida que tinha há muito tempo! Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More