Seu Banner Aqui

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Angola protege camada de ozonio

O objectivo é eliminar até 2010 gases nocivos provocados pelos aparelhos de ar condicionado

Angola criou um programa denominado “programa-país” que define a estratégia nacional de eliminação progressiva do uso e consumo de substâncias destruidoras da camada de ozono.A informação foi prestada pelo oficial da Unidade Nacional do Ozono, António Matias, referindo que do referido programa consta o projecto de gestão no sector de refrigeração e com vários subprojectos, nomeadamente de sensibilização pública, de formação de técnicos em novas técnicas de refrigeração e ar condicionado.

Fazem igualmente parte do plano, o incentivo aos potenciais consumidores de fluídos refrigerantes que pertencem a família de clorofluorcarbonos (cfcs), a recolha e substituição de fluídos, nas instalações de refrigeração e ar condicionado, de regulamento sobre as substâncias destruidoras da camada de ozono, de formação de técnicos aduaneiros em identificação e controlo de entrada destes produtos no país.

Segundo o responsável, este programa foi elaborado com base no levantamento e compilação de dados relativos ao consumo de substâncias destruidoras da camada de ozono nos sectores de refrigeração e ar condicionado, agricultura, extinção de incêndio, espuma, solventes e aerosóis.

O sector de refrigeração é o maior consumidor destas substâncias. Os restantes têm o consumo insignificante sendo por essa razão que se elaborou o projecto no sector de refrigeração.

Angola está a implementar o projecto de gestão no sector de refrigeração desde Dezembro de 2003, tendo em vista as suas metas como parte signatária do Protocolo de Montreal de eliminar até 2010, os fluídos refrigerantes que pertencem à família dos cloroflourcarbonos (cfcs).

O país consome nesta família o cfc-12 e o r502 "mistura de cfc-115 e hcfc-22", que se utiliza no sistema de refrigeração doméstica, comercial e na climatização dos automóveis e o r502 no sistema de refrigeração industrial.

Aos usuários destas substâncias, como as empresas de prestação de serviços e de comercialização de fluídos do sector de refrigeração e ar condicionado apelou a colaboração com o Ministério do Ambiente, no fornecimento de dados relativos ao consumo de fluídos refrigerantes da família dos clorofluorcarbonos (cfcs). Angola como signatária do Protocolo de Montreal tem como meta eliminar até 2010 a utilização destas substâncias.

O ozono é a camada que protege a terra dos raios ultravioletas vindos do sol. Estas radiações provocam os cancros de pele e danificam o sistema imunológico humano, tornando-os mais vulneráveis a doenças infecciosas.

Calcula-se que uma diminuição de um por cento na espessura da camada provocaria um aumento de três a seis por cento no aparecimento do cancro da pele.
Qualquer alteração na camada de ozono pode modificar drasticamente o clima já que a mesma mantém o calor. Com a sua diminuição o ar arrefece mudando por completo os padrões globais do vento, que por sua vez pode afectar toda a vida do planeta terra.

Fonte:
http://www.jornaldeangola.com/artigo.php?ID=94016&Seccao=politica

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More