Seu Banner Aqui

domingo, 23 de novembro de 2008

Como funcionam os Bi - Tri Split

Para cada evaporador existe um sensor de temperatura? Como tenho apenas um compressor, quando um dos sensores atinge a temperatura desejada, ele desliga a solenóide instalada em cada evaporador, na respectiva linha de líquido?

Existe válvula de retenção nas linhas de líquido com propósito de impedir que a temperatura "A" interfira na temperatura "B"? R.: Dentro da linha Hitachi, temos duas família de produto que trabalham com multímetro evaporadores. - Multizone: pode trabalhar com até 4 unidades internas para cada unidade externa. - Set-free: pode trabalhar com até 12 unidades internas para cada unidade externa.

Utilizaremos esta família para tentar explicar. Para controle do equipamento, temos sensores monitorando os seguintes pontos:

1) Unidade Interna: temperatura de entrada e saída do ar, linha de gás e linha de líquido (em todas as unidades).

2) Unidade Externa: temperatura do ar externo, descarga do gás e tubo evaporador. Pressão de sucção e descarga.


Monitorando estes pontos é que o microprocessador de controle toma as decisões de abrir/fechar as válvulas de expansão eletrônicas, mudança de velocidade do ventilador ou variação de rotação do compressor.

As válvulas de expansão eletrônicas das unidades internas podem fechadas, proporcionalmente à necessidade de refrigeração no ambiente, até 50% da capacidade. Abaixo disto a válvula é totalmente fechada e a unidade interna fica somente ventilando.

O compressor é do tipo scroll e portanto para controlar a sua capacidade temos duas situações:

1) nos equipamentos de 5 hp, temos somente um compressor e neste caso variamos a sua capacidade através de uma variação na freqüência de alimentação elétrica. Com isto sua rotação muda e conseqüentemente a vazão de refrigerante e a capacidade. Na unidade externa existe um acumulador de líquido que armazena o refrigerante que não está circulando. A válvula solenóide que faz o by-pass de fluido refrigerante está na unidade externa.

2) Nos equipamentos de 8 e 10 HP, temos dois compressores, sendo que um trabalha ON/OFF e outro trabalha proporcionalmente, como descrito acima.

Fonte: http://www.sj.cefetsc.edu.br

4 comentários:

Visitei o seu Blog e achei muito interessante.
Gostaria de ter o e-mail de contato de vocês para poder enviar alguns releases da Johnson Controls (York).
A Johnson Controls é uma empresa líder mundial que traz criatividade aos lugares onde nós vivemos trabalhamos e viajamos. Através da integração de tecnologia, produtos e serviços, nós criamos ambientes inteligentes e redefinimos a interação de pessoas com o meio em que elas vivem. Nossos 140.000 empregados criam um mundo mais confortável, seguro e sustentável através de nossos produtos e serviços presentes em mais de 12 milhões de residências e um milhão de prédios comerciais. Nosso compromisso é focado na sustentabilidade de nosso meio ambiente, cidadania do nosso local de trabalho e da comunidade, e no fornecimento de produtos e serviços para os nossos clientes.

Desde já agradeço e fico no aguardo de seu contato.

roberto.talassi@jci.com

Acabo de ver uma promoção de bi splis Eteltrolux ambos 9000 btu..Á Eletrolux é uma boa marca em refrigeradores e fogões...e sua assistência tecnica é boa. É vantagem comprar esta promoção ELETROLUX??? è uma marca confiavel p/ splits e Bi splits???
E a consul 2100 BTU..Tb é bom???
marciarossirj@hotmail.com

Prezado Roberto,
Obrigado pela visita e pela oportunidade de conhecer ainda mais os produtos da Johnson.
Abraço,

Querida Marcia,
Grato pela visita. Pode confiar no equipamento, porém, ressalto a necessidade da qualidade na instalação. Mesmo com o melhor equipamentos do mundo se a instalação não for efetuada por um profissional qualificado a vida útil e rendimento do seu equipamento pode ir por água abaixo.
Abraço,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More