Seu Banner Aqui

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Gripe Suína x Ar Condicionado

É evidente a enorme preocupação de vários órgãos e departamentos em todo o mundo quando o assunto é gripe suína, ou como preferir, gripe provocada pelo vírus Influenza A (H1N1). Porém, até o momento notei apenas algumas poucas ressalvas sobre o cuidado com sistema de ar condicionado e/ou ventilação. De acordo com meu humilde entendimento, este assunto deveria ser abordado com maior intensidade, pois imaginem como ficam os demais pacientes de um hospital, por exemplo, quando souberem que ali, na sala ao lado, existe uma pessoa com suspeita de ter contraído a gripe, e que, o ar condicionado é central. Isso sem falar dos técnicos que deverão fazer a manutenção deste sistema, como limpeza, e/ou substituição dos filtros de ar, higienização do equipamento como bandeja de condensado, serpentinas, ventiladores e dutos de ar, sejam estas instalações dotados de ar condicionado split, compacto, self ou fancoil.



Portanto fica aqui minha crítica, pois acredito que este assunto é de suma importância. É claro que existem instalações e “instalações”, se é que me entendem. É fato que vários sistemas de ar condicionado são dotados de filtro absoluto, filtros especiais, e acredito que estes filtros sejam eficazes quanto ao H1N1. Porém, temos que nos preocupar com as instalações onde a renovação de ar externo não atendem as normas técnicas, instalações precárias e em lugares onde o ar, já saturado, é totalmente re circulado e compartilhado entre todos.

Deixo aqui também minha contribuição para evitar a disseminação deste vírus, segundo especialistas, como prevenção, é necessário lavar constantemente as mãos com sabão ou sabonete.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More