Seu Banner Aqui

sábado, 27 de junho de 2009

Vírus Influenza e Ar Condicionado

No início do mês de maio, postei neste site a seguinte matéria "Gripe Suína x Ar Condicionado" onde informava que o vírus Influenza A (gripe suína) ou H1N1 poderia ser transmitido por sistemas de ar condicionado. Hoje, é evidente em vários sites e outros meios de comunicação a informação sobre essa possibilidade.


Existem universidades, indústrias e outras empresas tomando cuidados especiais quanto a utilização de equipamentos de ar condicionado onde circularam pessoas que foram contagiadas com o vírus.

Algumas ações que estão sendo utilizadas pelas empresas:

Evitar utilizar equipamentos de ar condicionado;
Providenciar a limpeza da rede de dutos;
Garantir maior eficácia na limpeza dos filtros e equipamentos em sua manutenção preventiva;
Deixar as portas e as janelas abertas garantindo maior circulação do ar e deixando o ambiente mais arejado;

Leia também: Gripe Suína se propaga com Ar Condicionado?

9 comentários:

Por isso, um dos motivos necessários de se fazer uma manutenção preventiva nos ares condicionados.

Abraços

Boa tarde meu caro. Agradeço pela visita e comentário.

Realmente se faz necessário divulgar a necessidade de se fazer manutenção preveniva adequada nos sistemas de ar condicionado. As pessoas precisam conhecer os benefícios em relação a saúde e maior produtividade das pessoas, melhor eficiência energética dos equipamentos e ganhos a longo prazo evitando a manutenção corretiva.

Saudações,
Murilo Sobral

Bom dia a todos, meu nome é Fabiano Lacerda, trabalho na empresa CLIMACOOL AR CONDICIONADO, em relação a essa gripe suina (H1N1)é muito importante saber que através do ar condicionado com certeza pode haver a proliferação do virus, estamos já preocupados com a situação; Estamos realizando varios estudos em relação a filtros especiais para adaptação nos equipamentos condicionadores de ar tanto ventral como Split´s, alguns já contam com filtros que garantem em 100% a qualidade do ar, mas são equipamentos mais complexos como no caso de hospitais que são instalados filtros no duto; A minha preocupação são com os chamados Split´s que são na grande maioria instalados nas lojas e casas e em minoria em bancos, teatros entre outros, que não há uma fiscalização quanto a manutenção preventiva mensal, o recomendado é que tenha um contrato de manutenção com uma empresa especializada e que seja séria no que faz, lembrando que há leis que cobram a manutenção mensal.
Estamos realizando as manutenções preventivas com mais controle do que já era feito antes estamos higienizando filtros e partes com álcool, e em alguns casos já estamos removendo o equipamento para higienização completa com produtos especiais e que acabam com qualquer tipo de virus, fungos ou bactérias. Lembrem-se lavar as mãos, evitar lugares fechados e com muitas pessoas aglomeradas, evite andar de ônibus ou elevador, se puder ir andando é melhor econômico e muito saudável, boates e discotécas, Agência bancária, se puder faça tudo pela internet, mercado tem dias que estão mais vazios optem por fazer compras nesses dias entre outros que você ache arriscado e o principal "uso da mascára"

Estamos a disposição de todos.

Olá Fabiano,
Obrigado pela visita e comentário, seu texto agrega valor ao artigo. É ótimo divulgar nossa preocupação com o bem estar das pessoas que dependem de sistemas de ar condicionado. Podemos mostrar a necessidade de manutenção preventiva e os benefícios adquiridos.
Saudações,
Murilo Sobral

Bom Dia,

Meu nome é Witor Lins, tenho 9 anos na área, principalmente trabalhando com hospitalar e farmacêutica. Gostaria de salientar que o vírus não se propaga pelo ar, ele é um aerodispersóide e somente fica em suspensão após um espirro ou tossido. O importante é promover as trocas de ar externo seja por TAE ou por janelas entreabertas, porém, nunca desligue o ar condicionado, porque ele garantirá circulação de ar no ambiente. Também evitem colocar mantas filtrantes nos split´s, isto reduzirá a vazão do equipamento, podendo causar danos, e não atingirá o nível de filtragem necessária para captação de vírus, que é abaixo de 0,03 micras, só com filtragem absoluta mesmo!
A principal forma de contágio é com contato direto das mucosas com o vírus, ele não vooa ou caminha, portanto, uma preventiva adequada para evitar proliferação de fungos que podem dar "carona" ao vírus, e uma higiene pessoal adequada, já evitarão o contágio não só por gripe suína, mas também pela gripe normal que é tão perigosa quanto e outras patologias transmitidas por contato direto.

Saudações Witor,
Agradeço por ter visitado o blog e contribuído com seu comentário. Certamente seu texto agrega valor ao tema abordado e enrriquece o conhecimento dos leitores.
Abraço,
Murilo Sobral

Bom dia novamente a todos é da empresa CLIMACOOL AR CONDICIONADO em juiz de Fora MG que vos escrevo.

Leitores deste Blog é muito sério ficar sem fazer manutenção no sistema de ar condicionado, e muito sério ficar sem ele!

Então saiba o que fazer?

O retorno do ar que o equipamento faz, para troca de calor, leva tudo que é impureza entre outros, incluindo vírus.

Existe hoje mais 2 novos vírus descobertos recentemente que é o Sputnik e o Mamavirus; Foram achados escondidos nos circuitos de arrefecimento, perda de calor de água de sistemas de climatização.

O MAMAVIRUS: É um vírus gigante maior que bactérias e por isso pode ser visto em microscópio comum.
No tamanho, ele ganhou do Mimivirus descoberto em 2003 também por franceses. Ambos podem causar pneumonia.

Por sua vez, o SPUTNIK que em Russo significa “amigo” ou “companheiro” é bem pequenininho. Os cientistas o avistaram colado no Mamavirus com um microscópio eletrônico. Ele pode ser um “virophage” – um vírus que infecta outro vírus.

O organismo mais preocupante em aparelhos de ar condicionado é uma bactéria chamada Legionella, que causa a doença dos legionários. Ela é uma bactéria de água doce, que aparentemente se dá bem nos aparelhos de ar-condicionado e causa uma pneumonia bem séria.

Já que o famoso filtro retém apenas partículas e não filtra o vírus o que estamos respirando então? Um ar puro e renovado ou um ar contaminado com tudo que causa males a nossa saúde e dos demais?

E quanto ao equipamento que já está contaminado?

De nada mais vale o filtro ou sua limpeza, pois tudo que é contaminação já está lá dentro e é só soprar para o ambiente.

Meu colega do comentário acima disse que não pode ser colocado nenhum filtro além do que já é original e suportado para o equipamento, concordo com ele! mesmo assim estamos realizando vários estudos e pesquisas, para conhecer e evitar que o equipamento não seja um agente de contaminação, como já é e sempre foi, devido a falta de sua MANUTENÇÃO, e alvo de noticiários de vários canais de comunicação, que na maioria das vezes não conhece o que fala e também escrevem o que acham ou pensam, mas querem sair com a noticia na frente de todos.

Continuação abaixo

Continuação do comentário acima
Recentemente fui chamado por um cliente que também é muito meu amigo, mas, achou meu preço mais caro e resolveu então "economizar" ele é um cirurgião dentista é preocupado com contaminação pois trabalha com cirurgias e zela por um ambiente higienizador, posso afirmar pois na clinica não tocam em torneiras nem na maçaneta para abrir portas tem sistemas para fazer isso. Ele contratou uma empresa aqui em juiz de fora, para retirar seu equipamento para limpeza geral e lubrificação dos motores, mas não foi o que aconteceu. Comentou comigo que durante as cirurgias caiam em cima do PACIENTE e NELE partículas e sujeiras escuras; Condenei o serviço executado e removi novamente o equipamento para a empresa para uma nova manutenção, quando desmontei para lavar, verifiquei que a serpentina e a TURBINA estavam mofadas (bolor) e com sujeiras que se soltavam durante a rotação e caiam as partículas no paciente; A bandeja coletora de água com bactérias já formadas em uma geléia gosmenta um nojo e motor sem lubrificação sem falar o alumínio da evaporadora todo amassado.
Segundo minha avaliação o Técnico não estava apto para fazer este tipo de serviço e faltou também um acompanhamento de um profissional. que o acompanhasse durante o serviço, na minha opinião é um aprendiz técnico que não soube desmontar o equipamento por inteiro e fez a limpeza somente externa.

Sei que não vamos parar de usar o equipamento condicionador de ar, e nem aconselho a você fazer isso, mas aconselho manutenções mensais ou se possível fazer a remoção do equipamento para uma higienização completa, e que é necessário lubrificar os motores ou rolamentos entre outros componentes, mas faça com uma empresa séria e que tenha boas referências como a nossa.

Então teremos um equipamento limpo, com cheiro agradável e não colocando em risco a sua saúde e dos demais.

Lembrando você que se for empresário, caso seu funcionário ficar doente por causa do ar condicionado você estará perdendo dinheiro e vendas, que poderiam pagar pelos serviços de manutenção.

Faça uma análise durante os meses ou mês, quantos funcionários ficaram sem ir trabalhar por vários motivos ligados a dores de cabeça, rinite entre outros ligados a respiração, e os demais que estão trabalhando alguns com cansaço e fadiga.

Não são palavras minhas, faça um estudo na Internet existem várias pesquisas relacionadas a isso e comprovadas por vários órgãos respeitados.

Um abraço a todos e saiba, vidas vale muito.

Prezado Fabiano,
Agradeço pela sua visita e comentário ao artigo. Certamente se faz necessário divulgarmos a correta manutenção em equipamentos de ar condicionado e as responsabilidades de cada profissional, bem como dos usuários para que possam ter uma maior tranquilidade e bem estar em ambientes climatizados com sistemas de ar condicionado bem cuidado, garantindo assim a qualidade do ar.
Grande abraço,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More