Seu Banner Aqui

domingo, 26 de julho de 2009

Ar condicionado - Como funciona?

O equipamento ar condicionado utiliza um material chamado de "fluido de trabalho" (Fluido Refrigerante - popularmente chamado de gás) para transferir energia (calor) de dentro de um quarto ou ambiente (onde está instalado) para o exterior. O fluido de trabalho é um material que se transforma facilmente do estado gasoso para o estado líquido e vice-versa, de acordo com as mudanças de pressão e temperatura. O fluido de trabalho se move através do equipamento de ar condicionado em três componentes principais, o compressor, o condensador, e o evaporador em um ciclo contínuo.

O gás em estado líquido entra no evaporador, (componente do equipamento onde sai o ar frio), dentro do ambiente, como um fluido sob baixa pressão, a uma temperatura aproximadamente a temperatura externa. (1). O fluído imediatamente começa a evaporar e expandir e passa para o estado gasoso. Ao fazer isso, ele usa a energia térmica do ambiente para separar suas moléculas umas das outras, e torna-se extremamente frio. Quando o gás no estado líquido evapora ele absorve calor do ambiente. Portanto, o calor flui do ambiente para este gás. O fluido refrigerante em estado gasoso deixa o evaporador como um gás sob baixa pressão com temperatura um pouco menor do que a temperatura do quarto e vai para o compressor. (2) Ele entra no compressor como um gás sob baixa pressão aproximadamente com a temperatura do quarto. O compressor pressiona as moléculas do gás para mais perto uma das outras, comprimindo-as, aumentando a pressão e densidade do gás. Como a compressão envolve trabalho, e o que se comprime se aquece, o compressor transfere energia para o fluido refrigerante e este fica mais quente. Em seguida, o fluido refrigerante que foi comprimido, deixa o compressor sob uma alta pressão bem acima da temperatura do ar externo do ambiente. (3) O fluido refrigerante entra no condensador, (componente do equipamento que fica localizado do lado externo), que é praticamente. Como o fluido é mais quente do que o ar externo, o calor flui do fluido para o ar. Aqui acontece mais uma troca de calor, o fluído refrigerante, comprimido e quente, perde calor para o ar externo que está bem mais frio que o fluído refrigerante. O fluido começa então a condensar, perdendo energia térmica a medida em que ele condensa, passando do estado gasoso para o estado líquido. Esta energia térmica do fluído é desprezada para o ambiente externo (4). O fluido entra através de um tubo estreito (chamado de tubo capilar) no evaporador. Ao fazer isso, o fluído refrigerante se expande, sua pressão diminui, e ele entra no evaporador como um fluido sob baixa pressão. assim, o ciclo se repete. Resumindo, o calor é extraído do ambiente interno e jogado para a área externa. O compressor consome energia elétrica durante o processo e esta energia também se transforma em energia térmica no ar do lado externo. 

Gostou deste artigo? Então considere assinar grátis nosso Rss Feed e receba todas as atualizações do SAC diretamente em seu e-mail.
Siga e envie aos seus amigos via Twitter e Facebbok.

3 comentários:

É muito importante entender como que funciona o aparelho que se está usando, pois assim você pode fazer melhor uso do mesmo.
Agradeço as dicas!

Eu acho que esta um pouco confuso a explicacao, mas interessante. Obrigado

aqui explica melhor https://www.youtube.com/watch?v=0bRd3ItPCU4

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More