Seu Banner Aqui

terça-feira, 21 de julho de 2009

Ar condicionado saudável - Parte 3

Leia artigos "Ar condicionado saudável - Parte 1 e 2"

Para que o aparelho de ar condicionado cumpra sua finalidade sem problemas, é importante não só que ele esteja regulado, mas que as condições do local sejam adequadas. Água acumulada nos vasos, poeira de carpetes, excesso de papel nas lixeiras, paredes recém-pintadas e produtos de limpeza podem liberar substâncias alérgicas que vão circular pelo sistema de tubulação. Para ter uma ideia, o cigarro, sozinho, libera 6.700 elementos tóxicos e rapidamente torna o ambiente coletivo insalubre, de acordo com a OMS. Os filtros do aparelho de ar condicionado não dão conta de barrá-los. Nos sistemas de ar condicionado das empresas, por exemplo, o que circula a cada momento é uma combinação de 90% de ar interno e 10% de ar externo. Se a proporção de ar de fora aumenta, melhor para a saúde.


A recomendação da Anvisa é que os usuários se manifestem sempre que perceberem algo estranho no ar: odores, acessos de espirros ou ressecamento da garganta ou do nariz. “Chame o gerente e faça sua queixa”, diz o médico alergologista Gustavo Graudenz, especialista em qualidade do ar.

Com o aparelho doméstico de janela, os cuidados são ainda mais simples. A dica essencial dos especialistas é relacionar a potência ao tamanho do ambiente que se deseja resfriar. Há uma fórmula matemática que relaciona a área com a potência do aparelho. Mais ainda, é importante manter uma fresta de janela ou porta entreaberta sempre. Os aparelhos domésticos raramente renovam o ar. Saiba quais são os principais problemas do ar climatizado e como se livrar deles na ilustração abaixo.

Onde se respira pior?
(Clique na imagem abaixo para ampliar)


O efeito dos gases no organismo
(Clique na imagem abaixo para ampliar)

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI83072-15201-2,00-AR+CONDICIONADO+PODE+SER+SAUDAVEL.html

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More