Estudo mostra que sujeira é ameaça em 19% dos aparelhos do ar condicionado

Murilo Sobral
By -
0
Técnicos analisaram poeira retirada de ambientes de 12 mil empresas.
Em 18% dos casos, havia pouca ou nenhuma renovação de ar.
Análise feita em amostras de material retirado de aparelhos de ar condicionado de 12 mil empresas de todo o país constatou que em 19% delas a quantidade de microorganismos nocivos ao ser humano estava acima do recomendado. Em 18% dos ambientes analisados havia um elevado índice de dióxido de carbono - o que significa pouca ou quase nenhuma renovação do ar.

Um robô equipado com microcâmera percorreu os dutos do sistema de ar condicionado de uma grande empresa. E encontrou uma grande quantidade de sujeira pelo caminho. Tufos de poeira foram recolhidos pelo robô e levados para exame.


O ar coletado foi levado para laboratórios onde biólogos usam técnicas especiais para detectar fungos e bactérias que se desenvolvem no ambiente do trabalho e até em casa, por falta de manutenção nos aparelhos de ar condicionado.

"Num ambiente com baixa renovação, se uma pessoa tossir e estiver gripada ou com algum tipo de contaminação, a chance de ela contaminar outra pessoa é maior", afirma Leonardo Cozac, presidente do departamento nacional de qualidade do ar da Associação Brasileira de Ar Condicionado.

Fonte : Globo.com

Postar um comentário

0 Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

3/related/default

#buttons=(Ok, Entendi!) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Sair
Ok, Go it!
Demos Buy Now