Seu Banner Aqui

sábado, 30 de janeiro de 2010

São Paulo ganha Centro de CFC

Três unidades já funcionam no país para purificar este gás.
São Paulo ganhou mais um Centro de Regeneração de CFC. O primeiro foi criado em 2006, seguido das unidades do Rio de Janeiro (2008) e Recife (2009). A intenção é viabilizar a purificação do CFC-12 contaminado, impedindo que ele seja liberado no meio ambiente.

Os CFCs são formados por átomos de cloro, flúor e carbono e desde 1912 são utilizados como agentes de refrigeração. Em 1999 a sua fabricação e aplicação em produtos novos foram proibidas no Brasil. E a razão para isso é simples: comprovadamente esse gás contribui para a redução da camada de ozônio, que funciona como um filtro contra a radiação ultravioleta e é fundamental para a proteção da saúde dos seres vivos. Resumo da ópera: a exposição direta à essa radiação pode provocar envelhecimento precoce e câncer de pele, entre outros malefícios.

Atualmente o uso do CFC é permitido apenas em procedimentos de manutenção dos equipamentos ativos de refrigeração. Desde 2001 a sua importação vem sendo gradativamente diminuída, até culminar com este ano, onde será totalmente proibida. A intenção é que a manutenção em sistemas de refrigeração só possa ser realizada por meio da obtenção desse gás regenerado ou reciclado (que mantém as mesmas características de um fluído novo).

A criação das Centrais de Regeneração integra o Plano Nacional para Eliminação de CFCs/ PNC, criado no âmbito do Protocolo de Montreal, do qual o Brasil é signatário desde 1990. O País se comprometeu a eliminar o consumo das Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio (SDOs), tais como os Clorofluorcarbonos (CFCs), os Halons, o Tetracloreto de Carbono (CTC), os Hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e o Brometo de Metila.

Fonte: EPTV

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More