Ar-condicionado sem manutenção aumenta em até 20% a conta de luz

Murilo Sobral
By -
2

Ele é considerado um dos grandes vilões da conta de luz - segundo a Light, é responsável por 25% do consumo residencial. Mas, em dias de forte calor, nada como um ambiente muito gelado, refrescado por um bom aparelho ar-condicionado. Se for usado corretamente e tiver a capacidade adequada para o local onde está instalado, o equipamento funciona melhor e diminui o gasto no fim do mês.

Um aparelho sujo, sem a manutenção correta, pode aumentar em até 20% o consumo de energia, alerta o técnico de refrigeração Daniel Lacerda:

- A sujeira aumenta o consumo de energia, pode queimar o compressor e até provocar um curto-circuito.

O ideal, ensina a vendedora Juliana Azeredo, da Multimix Refrigeração, é que o filtro seja limpo de 15 em 15 dias, apenas com água. E, de seis em seis meses, um técnico especializado deve ser convocado para uma limpeza mais profunda.

O bom rendimento de um condicionador de ar depende também da relação entre a carga térmica do aparelho e o tamanho do ambiente a ser climatizado. Um aparelho com capacidade menor que a requerida não vai refrigerar suficientemente.
Detalhes importantes

O tamanho do cômodo, o número de pessoas que o frequentam e a quantidade de aparelhos que geram calor são dados importantes para que se escolha o aparelho ideal, ensina a vendedora Juliana:

- A primeira coisa que pergunto ao cliente é se ele tem ideia do tamanho do ambiente que precisa climatizar. Você vai fazendo conta até chegar ao tamanho certo do equipamento.
Aparelhos antigos também consomem mais energi a

- Mas, se for feita uma vedação adequada no local e colocada uma película para diminuir a incidência do sol nas janelas, a economia pode chegar a 70%.
Aparelho de janela ou split?

Comprar um aparelho de janela ou split é uma decisão que deve ser tomada levando em conta a instalação elétrica do local onde o aparelho será colocado. No Rio, a voltagem é de 110V, comum aos aparelhos de janela. Os splits têm 220V.

Segundo a engenheira eletricista Regina Moniz, os clientes precisam ter muito cuidado com a instalação do split:

- É preciso adaptar a rede elétrica para 220V, fazer o cálculo de carga, ter uma fase especial para ar-condicionado... Só um técnico capacitado pode fazer isso. Má instalação pode provocar superaquecimento e até incêndios, que se propagam pelos dutos da casa inteira.

A instalação do split, ensina o técnico Lacerda, deve ser bem calculada: tem que ficar a cerca de 15cm do teto. Os preços do produto e da instalação também devem ser considerados, destaca a gerente de marketing de tratamento de ar da Whirlpool, Andréa Appone:

- O aparelho de janela é mais barato e a instalação dele custa cerca de R$ 200, a metade do cobrado para o split.

Fonte: Extra

Postar um comentário

2 Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

3/related/default

#buttons=(Ok, Entendi!) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Sair
Ok, Go it!
Demos Buy Now