Seu Banner Aqui

terça-feira, 2 de março de 2010

Economize Energia - 10 Dicas

Consumir energia elétrica durante o verão e manter baixo o valor da conta de luz é algo difícil para muita gente. Porém, não é impossível. De acordo com a consultora em Economia Doméstica, Paula Elisa Vaz Rissatto Françóia, "é possível economizar energia, a partir da mudança de alguns hábitos". Ela dá dicas básicas para que a população não se assuste com o valor da conta de luz, durante o período de calor.

Uma das vilãs do alto consumo, segundo ela, é a geladeira e nas casas em que moram várias pessoas há um consumo excessivo de água gelada. Isso, provavelmente, leva a abrir e fechar a porta inúmeras vezes. O gasto aumenta.

"Há uma maneira de economizar. Quem tem garrafões térmicos pode enchê-los de água gelada e deixar sobre a pia ou na mesa. Quando alguém tiver sede, vai abrir o garrafão, a quantidade de vezes não vai influenciar em nada e essa família não vai gastar energia", explica.

Outra orientação de Paula serve, principalmente, às donas de casa. É o costume de abrir a geladeira, ficar diante dela pensando no que vai utilizar, ou ainda pegar produto por produto quando vai preparar um bolo, por exemplo. "Algumas pegam ovo e fecham a porta da geladeira. Depois abrem de novo e retiram o pote de margarina. Fecham e, em seguida, abrem mais uma vez para pegar leite. Haja energia", observa.

O correto, de acordo com ela, é saber tudo o que vai precisar, abrir a geladeira e retirar numa única vez. Também não se deve colocar alimentos quentes na geladeira. Isso sobrecarrega o equipamento. Um hábito, que serve como embelezamento, e que pode consumir bastante energia também, de acordo com a economista, é a famosa toalhinha sobre as prateleiras da geladeira.

"As toalhinhas impedem que o ar circule dentro da geladeira e fazem com que o refrigerador trabalhe mais rápido. Tem gente que põe ainda os plásticos, mas não está correto". Paula orienta também que é preciso ler o manual do equipamento e fazer a manutenção no intervalo de tempo que o fabricante sugere.

"É preciso deixar a geladeira afastada da parede, longe do fogão ou qualquer outra fonte de calor, fazer a limpeza do congelador a cada 15 dias, caso o degelo não seja automático, e manter a borracha de vedação em ordem".

AR CONDICIONADO. É o tipo de aparelho que muita gente gosta de ter, mas a economista alerta que o ar-condicionado aumenta em até um terço o valor da conta durante o verão. Por outro lado, é possível economizar. "As pessoas devem comprar o aparelho, de acordo com a dimensão do ambiente onde irá instalá-lo. É preciso deixá-lo longe do contato com o sol e colocar num lugar que não tape a circulação do ar".

A limpeza do filtro do equipamento, segundo Paula, é imprescindível. Também é preciso fazer a manutenção periódica do aparelho, com a limpeza do evaporador e condensador, o que só um profissional especializado é que tem conhecimento. "As pessoas não podem esquecer que, quando saem da sala, o aparelho deve ser desligado".

Para finalizar, Paula indica que "é importante chegar em casa, durante o horário de verão, principalmente quem sai às 18 horas do trabalho, e abrir bem as janelas aproveitando a luz do sol. Como escurece somente por volta das 20 horas, dá para economizar bastante energia deixando a luz apagada".

O gerente regional da CPF Paulista, Edson Amaral Júnior, acrescenta que, na hora de escolher o modelo do equipamento, deve-se dar preferência aos condicionadores de ar que possuem o selo Procel. "Eles consomem de 12% a 26% menos energia", destaca.

Consumo estável

1) Nos dias quentes, colocar o chuveiro na posição "verão" (o consumo será cerca de 30% menor), limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro, tomar banhos mais rápidos e desligar a torneira ao se ensaboar. Nunca reaproveitar uma resistência queimada. Além de provocar o aumento do consumo, coloca em risco a segurança do usuário;

2) Apagar a luz ao sair de um ambiente;

3) Não dormir com a televisão ligada;

4) Instalar a geladeira em local bem ventilado, que não seja encostada em paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas. Nunca utilizar a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas;

5) Não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo;

6) Nos banheiros, cozinhas, lavanderia e garagem, instalar lâmpadas fluorescentes compactas. Elas iluminam melhor, duram mais e gastam menos energia. Uma lâmpada fluorescente de 15 a 40 Watts ilumina tanto quanto uma incandescente de 60 Watts. Se para iluminar uma cozinha utiliza-se uma lâmpada incandescente de 100 Watts, ao substituí-la por uma fluorescente de 32 Watts, a economia será de 1/3 e a durabilidade será de 5 a 10 vezes maior);

7) Não usar benjamins (peça para ligar vários aparelhos a uma só tomada);

8) Acumular roupas para lavar e também para passar;

9) O ferro elétrico tem regulagem de temperatura, o que pode torná-lo mais econômico;

10) Nas máquinas de lavar e nos tanquinhos, utilize a quantidade de sabão recomendada pelo fabricante.

Fonte: Gazeta de Piracicaba

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More