Seu Banner Aqui

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Empresas importam mais matéria-prima

O ímpeto importador das empresas joinvilenses acelerou muito neste ano. Entre janeiro e outubro, as compras feitas no exterior foram de US$ 1,19 bilhão, 110,6%% a mais do que nos mesmos meses de 2009, aponta levantamento feito pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).


O dólar barato – que acumula uma queda de 25,98% desde o início de 2009 – e o programa Pró-Emprego, que estimula as importações pelos portos catarinenses – são os principais fatores que estimularam o aumento de negócios das empresas da mais populosa cidade catarinense com fornecedores de fora do País. E parte do que é comprado lá fora está indo para acelerar o ritmo de produção da indústria joinvilense. Sete em cada nove dólares importados são matérias primas ou máquinas e equipamentos.

O crescimento nos negócios está sendo puxado pelos insumos usados nos processos industriais. As empresas joinvilenses compraram US$ 523,4 milhões nos dez primeiros meses do ano. É 139% a mais em comparação ao mesmo período de 2009. Cátodos de cobre, usados na indústria metal-mecânica; iodo, na químico-farmacêutica; policloreto de vinila, na plástica; e trigo, na alimentícia; são as principais matérias-primas que estão sendo adquiridas.

O peso das matérias-primas no total das importações também aumentou, passado de 38,66%, no ano passado, para 43,87%, em 2010. Além de comprar mais mercadorias, as indústrias estão gastando mais. O iodo ficou 16,57% mais caro entre os dois períodos; o policloreto de vinila. 40,98%; o trigo, 17,24%; e laminas de ferro e aço, 45,62%.

O motivo é o aquecimento da demanda por estes produtos. Ela está sendo puxada pelo maior crescimento da economia mundial, que está concentrada principalmente pelos países emergentes. O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima uma expansão de 4,8% no produto interno bruto (PIB) global. No ano passado, houve um recuo de 0,6%.

Outro segmento em que está havendo forte crescimento é o de bens de consumo. Com a melhoria da renda e o aumento do crédito para as pessoas físicas, aumentou a procura por aparelhos de fora do País. As compras de micro-ondas aumentaram 106,84%; de refrigeradores, 548,28%; e de aparelhos de ar condicionado tipo “split”, 1.059,85%.
Fonte: Clicrbs

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More