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segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Midea investe R$ 10 milhões

Ampliação do centro de distribuição permitirá oferecer mais produtos além de ar-condicionado


Maior fabricante mundial e líder no mercado brasileiro de ar-condicionado split, a chinesa Midea não pretende dar refresco para a concorrência. A empresa investiu R$ 10 milhões no centro de distribuição em Palhoça, na Grande Florianópolis, onde funciona a sua sede no país.

A Midea praticamente dobrou a capacidade de armazenagem do local, que subiu de 11 mil para 20 mil metros quadrados, com inauguração em janeiro de 2011. A ampliação também elevará o número de funcionários de 150 para 190.

A estratégia para ganhar espaço na casa dos brasileiros também inclui o avanço em outros segmentos. Os micro-ondas da marca chinesa chegam às lojas do país na próxima semana.
Um carregamento com 6 mil unidades desembarcou quinta-feira pelo Porto de Itajaí. Ele integra o primeiro lote de 30 mil unidades, que deve ser vendido até o final deste ano, projeta o presidente da Midea do Brasil S. A, Natanael de Souza.

— A China enxerga a América Latina como uma região com grande potencial de desenvolvimento e consumo. O Brasil tem estabilidade, investimentos em infraestrutura, potencial alto de consumo e pouco muito risco para os próximos 10 anos.
Souza observa que o crescimento da classe C abriu um mercado em franca expansão para os fabricantes de eletrodomésticos.

Outros produtos chegam em 2011
No varejo, os preços dos micro-ondas devem variar entre R$ 199 a R$ 599, conforme o modelo. O portfólio de produtos da Midea não para por aí, por isso a estratégia é trazer toda a sua linha branca para o varejo brasileiro. Em janeiro, chegam às prateleiras novos produtos, como frigobar e adega. Esses itens vão se somar a outros produtos, como climatizadores e aquecedores.

Aparelhos de ar-condicionado ecológicos, com gás menos poluente e menos gasto de energia, devem chegar em breve. De olho no crescente mercado nordestino, um novo centro de distribuição será instalado em João Pessoa (PB). Terceirizadas, em princípio, as operações começam em janeiro. A construção do novo CD deve levar um ano e meio e tem investimento inicial de R$ 10 milhões.

— A ideia é atender Norte e Nordeste a partir de João Pessoa. Palhoça abastecerá Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A unidade nordestina vai reduzir em 5% os custos — explica Souza.

Os chineses da Midea decidiram acompanhar de perto essa expansão. Uma comitiva de altos executivos do grupo, liderados pelo presidente Xiangjian He, visitou o Brasil pela primeira vez esta semana. O grupo, formado por sete chineses, passou por Manaus e Florianópolis, antes de seguir para Buenos Aires. De acordo com o diretor da empresa no Brasil, Marcelo Galiberne, a comitiva veio conferir "se a operação brasileira está no caminho certo".

Em Manaus, o grupo de executivos chineses discutiu planos de longo prazo. Uma das possibilidades é iniciar produção de refrigeradores no país para competir no mercado local.
Fonte: Clicrbs

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