Seu Banner Aqui

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Tribunal de Justiça economiza energia com substituição de Ar Condicionado

A substituição progressiva de equipamentos e materiais por similares de mesma qualidade e menor consumo de energia tem resultado em economia na fatura de energia elétrica da Justiça Estadual. Uma das primeiras ações da Comissão de Gestão e Desenvolvimento de Programas de Racionalização do Poder Judiciário de Mato Grosso, implantada experimentalmente no Tribunal de Justiça, a substituição agora virou regra para a equipe de engenharia responsável por obras de construção e ampliação de comarcas em todo o Estado.

Medidas simples, que podem ser adotadas no dia-a-dia, resultam em economia significativa e rápida na avaliação do servidor Ademar Pereira da Silva, membro da comissão. A título de exemplo, ele cita a substituição de mil lâmpadas fluorescentes de 40 watts por similares de 30 watts. Sem perder qualidade na iluminação do ambiente, as novas lâmpadas traduzem uma economia de 10 mil watts de energia, equivalente a R$ 7,2 mil por ano. Mais de 90% das lâmpadas de 40 watts então utilizadas no Poder Judiciário já foram substituídas.

Lâmpadas mistas, de 400 watts, usadas para a iluminação de área externa, por exemplo, foram substituídas por lâmpadas frias (ou brancas), de 40 watts, sem perder a luminosidade. Houve também a troca dos reatores magnéticos pelos eletrônicos, mais econômicos. Mais de 70% dos aparelhos de ar condicionado foram substituídos por equipamentos com classificação de consumo A, de baixo dispêndio. “Embora exijam algum investimento inicial, os novos equipamentos se pagam rapidamente”, observou o servidor Ademar Silva.
Fonte: O Documento

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More