Seu Banner Aqui

sábado, 29 de janeiro de 2011

Furnas dá dicas para economizar energia

Medidas simples podem minimizar o maior índice de consumo da história.


Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que o consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 8,3%, em 2010, em relação ao ano anterior. Ao todo, a carga verificada foi de 56.770 MW médios, a maior de toda a história do país. Numa estação do ano onde o consumo aumenta significativamente, medidas simples do dia-a-dia são fundamentais para minimizar estes níveis e evitar o desperdício. Para ajudar a população a economizar energia, a Eletrobras Furnas, empresa que atua há 53 anos na área de geração e transmissão, dá dicas importantes para o uso correto do ar-condicionado, iluminação, escolha de lâmpadas e utilização eficiente dos aparelhos elétricos.

“Ainda que o Brasil venha se preparando para atender ao aumento da demanda de energia com a construção de inúmeros empreendimentos, a consciência individual desempenha um papel muito importante nesse processo. Cada indivíduo deve estar sempre atento à eficiência energética de suas residências e condomínios. Esta eficiência está diretamente ligada aos nossos hábitos diários e é essencial para reduzir o consumo de energia do país”, afirma Alexandre Reis, engenheiro eletricista da Assessoria de Estudos e Programas de Conservação de Energia de Furnas.

Para medição de consumo de energia, a empresa disponibiliza no seu site [http://www.furnas.com.br/] um programa gratuito que simula a energia consumida em uma residência, apontando sugestões de lâmpadas e equipamentos que trazem mais economia.

Furnas também faz sua parte para economizar energia. A partir de uma série de ações para otimização do consumo no seu Escritório Central, no Rio de Janeiro, já conseguiu reduzir em R$ 925 mil por ano os gastos com eletricidade. O sucesso da ação está na troca de alguns itens como luminárias, motores e centrífugas de ar-condicionado.

Outra fonte de economia de energia que ganhou a atenção da empresa nos últimos anos foi a água, cujo índice de desperdício no Rio de Janeiro é de 50%. Furnas realizou uma eficientização do sistema hídrico e energético, com a instalação de torneiras eletrônicas nos blocos A, B, C e E do Escritório Central. A medida gerou uma economia de 60% no consumo de água, o equivalente a 7.328.830 litros/ano e, ainda, a diminuição do tempo de funcionamento das bombas, equivalente a 5,43 MWh/ano.
Fonte: Portal Fator

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More