ANVISA - Perigo da má qualidade no ar

Murilo Sobral
By -
0
Vigilância alerta para o perigo na manutenção incorreta do ar-condicionado

Mal-estar, ardência e secura nos olhos, dor de cabeça, fadiga e gripes constantes. Se você apresenta esses sintomas com freqüência no trabalho e o local possuir ar-condicionado, é aconselhável investigar as condições do aparelho.

Sua manutenção pode estar sendo feita de maneira incorreta, e o ar ambiente, servindo de veículo para propagação de doenças.Pela Resolução nº 9 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o ar interno deve estar dentro dos parâmetros estabilecido na resolução.

A contaminação causada pelo ar-condicionado pode acontecer por três vias diferentes:

1. Agentes biológicos como fungos, bactérias, algas e até restos de animais, bastantes comuns devido à manutenção inadequada.

2. Substâncias químicas liberadas por aparelhos abrigados no local, como máquina de xerox, por exemplo, caso os filtros de ar-condicionado não estiverem devidamente regulados.

3. Temperatura e umidade desreguladas. A temperatura correta deve variar, nem muito frio, nem muito quente, mas "normalmente elas ficam altas demais porque o operador do aparelho não sabe manuseá-lo corretamente ou, então, porque o projeto do ar-condicionado foi mal elaborado".
Portanto, a manutenção de forma correta é fundamental para manter o sistema de ar condicionado eficaz e seguro.

Vale a pena lembrar da necessidade de implantação do PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle), mas este assunto fica para outro dia.


Mais informações:
http://www.anvisa.gov.br

Postar um comentário

0 Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

3/related/default

#buttons=(Ok, Entendi!) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Sair
Ok, Go it!
Demos Buy Now