Seu Banner Aqui

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Edifícios "verdes" são tendência na construção civil

Empresas produtivas são aquelas que levam em conta o bem estar de seus funcionários. Não há como ser eficiente em um ambiente escuro e com um ar-condicionado em condições de higiene ruins ou em mau estado de funcionamento. Pensado nisso, o caminho da sustentabilidade será um dos temas apresentados no Congresso do Mercofrio 2008, que acontece entre os dias 9 e 12 de setembro, no Expo Unimed Curitiba.

O maior aproveitamento da luz natural, pisos, portas e batentes de madeira certificada são algumas características que garantem aos chamados “edifícios verdes” a marca de sustentabilidade. E não é à toa que esses modelos começam a ganhar espaço na construção civil brasileira.

Nos Estados Unidos, o consumo de energia elétrica dos edifícios representa 65,2%. Fora isso, essas construções são responsáveis por 30% da emissão de gases efeito estufa, 136 milhões de toneladas de resíduos de construção, 12% em consumo de água potável e 40% da matéria utilizada. Sem dados oficiais, acredita-se que no Brasil, esses números possam chegar a 60% do consumo da energia elétrica e 39% da iluminação. “Os edifícios verdes são aqueles que atingem alto desempenho nos requisitos como uso eficiente de água e energia, reutilização de água, menores espaços utilizados para equipamentos e sistemas, utilização de materiais de construção ecologicamente corretos, apoio à economia local, com a utilização de mão de obra e recursos da própria região, além da redução do impacto de sua construção”, explica Eduardo Müller, presidente da ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação).

E é com base nesse princípio "de se planejar para não gastar depois" que funciona a certificação LEED – Leardership in Energy and Environmental Design, concedido pela US Green Building Council (USGBC). Segundo Müller, essa certificação é uma das mais conhecidas ao redor do mundo e é aplicada nos Estados Unidos desde 2000.

Há registrados no mundo mais 12 mil projetos distribuídos em 75 países e cerca de 1500 empreendimentos já certificados. No Brasil existem 68 projetos em processo de certificação e dois já receberma o selo LEED. “Até o final do ano deve aumentar consideravelmente a busca de certificação, uma vez que é forte a demanda do mercado comercial e industrial”, avalia Müller.

Em março de 2007 foi criado o GBC Brasil (ONG membro do World GBC), que contribuiu para alavancar a evolução do mercado de edifícios verdes e certificação LEED. O GBC Brasil vem utilizando as forças do mercado para conduzir a adoção de práticas dos edifícios verdes.

O Brasil vive em uma nova realidade no mercado onde as empresas buscam prosperidade econômica com responsabilidade social e suporte ao meio ambiente (tripé da sustentabilidade). “Ter o nome associado a iniciativas como a certificação LEED, agrega valor para as empresas junto aos seus clientes”, finaliza Müller.

Fonte:
http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=notas&id=21790

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More