Seu Banner Aqui

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Recife recebe centro de tratamento do gás CFC


Gás clorofluorcarbono, utilizado em antigos aparelhos de geladeiras e ar-condicionado, é o principal causador da destruição da camada de ozônio e do efeito estufa.


O Recife ganhou o primeiro Centro do Nordeste para Tratamento e Reciclagem do Gás CFC (gás clorofluorcarbono), utilizado em antigos aparelhos de ar-condicionado e geladeiras. O gás destrói a camada de ozônio da terra, provocando o chamado efeito estufa. Atualmente os aparelhos novos não usam mais esse gás. O centro começou a funcionar na avenida Recife, no bairro do Ipsep.

"Esta regeneração propicia a recuperar este gás que causa o dano ao meio ambiente, na camada de ozônio. Então recuperando esse gás que vem para o centro, ele é purificado e volta a ter uma qualidade de gás virgem", explicou a consultora Ministério do Meio Ambiente, Lia Márcia Hora Fonseca.

O Governo Federal vai comprar os cilindros de CFC usados, regenerar e vender o gás por um valor abaixo do preço do mercado. De acordo com o Sindicato das Empresas de Refrigeração, isso pode representar uma economia de R$ 3 milhões por ano. Antes o gás era importado, não havia o reaproveitamento em Pernambuco.

O presidente do Sindicato de Indústrias de Refrigeração de Pernambuco, José Carlos Araújo, explicou que as empresas que se tornarem parceiras do Centro Nordeste para Tratamento e Reciclagem do Gás CFC serão beneficiadas. "As empresas recolham o gás, tragam para os pontos de coleta, que vão encaminhar para o centro, e o centro vai revender esse gás a um preço abaixo do de mercado para estimular que as empresas tragam o gás para a regeneração”, explicou.

“Em um primeiro momento só quem vai ter acesso a compra desse gás regenerado são as empresas que estão participando do ciclo e trazendo esse gás para regenerar. De forma que possa realimentar o sistema, tornando esse clico operante", disse José Carlos Araújo.

De acordo com o diretor do Centro de Regeneração, Oséas Omena, o tratamento vai causar uma mudança positiva significativa para o meio ambiente. "Tomando como base o nosso processamento de uma tonelada/dia, então 365 mil quilos deixarão de poluir a camada de ozônio e provocar o efeito estufa", disse.

Fonte: http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/meio-ambiente/2009/07/16/NWS,494506,4,77,NOTICIAS,766-RECIFE-RECEBE-CENTRO-TRATAMENTO-GAS-CFC.aspx

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More