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quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sensor virtual de carga de refrigerante

Falando mais sobre os sensores monitoram ar condicionado para economizar combustível:

Evaporação e condensação

O novo equipamento consiste em quatro sensores colocados ao longo da tubulação do aparelho de ar-condicionado, do lado de fora dos tubos. Esses sensores monitoram a temperatura do refrigerante em vários pontos da tubulação.


Em um aparelho de ar-condicionado, um refrigerante líquido evapora em um trocador de calor chamado evaporador, resfriando o ar. O refrigerante vaporizado retorna ao estado líquido em outro trocador de calor, chamado condensador. Durante essas fases de evaporação e condensação, o refrigerante passa por mudanças dramáticas de temperatura.

Os pesquisadores então desenvolveram um algoritmo que interpreta os dados dos sensores de temperatura para estimar com precisão a quantidade de refrigerante no interior do sistema.

Luz de aviso no painel

Equipamentos de ar-condicionado dotados com os novos sensores poderão simplesmente ativar uma luz de aviso no painel do carro assim que o nível de refrigerante no sistema de ar-condicionado atingir um nível crítico. Já os técnicos poderão usar um PDA para ler o nível real de refrigerante num dado momento.

Os pesquisadores testaram o sistema em vários tipos de aparelhos de ar-condicionado, funcionando com vários tipos de refrigerantes, incluindo o R-22 e o mais ambientalmente benigno R-410A, que está substituindo o R-22 nos modelos mais recentes.

Os pesquisadores afirmaram que a tecnologia está pronta para uso, sendo necessário apenas que o fabricante de automóveis desenvolva as conexões necessárias para sua implementação.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sensores-detectam-nivel-gas-ar-condicionado-economizar-combustivel&id=010170090708

6 comentários:

Olá amigo,

Antes de tudo, parabéns pelo blog.


Gostaria de saber se vc tem informacoes de quais os fluidos sao permitidos em ar-condicionado no Brasil.Existe alguma lei que exija algum fluido especifico??

Estou querendo trazer uma nova tecnologia para O Brasil, mas ainda necessito de algumas informacoes.Se puder ajudar-me, eu agradeco.Deixo o meu email para contato.

fernandacalves82@hotmail.com

Att.

Fernanda

Fernanda,
Boa tarde!
Gostaria de agradecer pela sua visita e seu comentário referente ao Blog.

Respondendo a sua pergunta. É inexistente alguma lei que exija a utilização de determinado fluído refrigerante nos equipamentos de ar condicionado no Brasil. Porém, existem duas regulamentações que causam impacto no uso de HCFCs, são estas:

- Protocolo de Montreal (Reglamentação Internacional);
- Instrução Normativa 207 (IBAMA).

HCFC: Fluidos refrigerantes que possuem cloro em sua composição( causadores da degradação da Camada de Ozônio)
Exemplos de HCFC: R-22 , MP39, R-409, R-408A, R-402A, R-402B, etc..

Enviei ao seu e-mail os dois documentos em anexo.

Qualquer dúvida favor entrar em contato.

Atenciosamente,

Murilo Sobral

GOSTARIA DE SABER SE O R402A DA PRA USAR EM AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

SE PUDER ME PESPONDE NO EMAIL TB AGRADEÇO
GILBERTOGFS@YAHOO.COM.BR

GRATO
GILBERTO

Prezado Gilberto,

Obrigado por visitar o blog. Sua pergunta é ótima.
O R-402A não é compatível com os elastômeros (as mangueiras) do Ar Condicionado automotivo. Para casos de Reftrofit do R-12, deve ser utilizado o próprio R-134A ou o ISCEON MO 49 Plus.

Lembrando que para o R-134A deve ser substituído o óleo para o Poliol Ester.

A disposição.

Abraço,

Murilo Sobral

boa noite murilo
gostaria de saber se na composiçao do gas 407 existe o gas r22?
ja emendando numa emergencia usei o r22 no lugar do 407 vou ter algum problema com o equipamento?
o equipamento funciona com o 407. espero resposta
email:edsonmengarda@hotmail.com

Caro Edson,
Grato por comentar o artigo.
O 407C é uma mistura de três gases, composto por 23% de difluorometano (R32), 25% de Pentafluoretano (R125) e 52% de Tetrafluoroetano (R134a). Certamente você terá problemas quanto ao funcionamento do equipamento e compontentes.
Saudações,

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