Seu Banner Aqui

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sistema português para tornar edifícios sustentáveis está a ser testado em Espanha


Uma solução tecnológica portuguesa para tornar os edifícios sustentáveis e ao mesmo tempo confortáveis, através da redução dos gastos energéticos e da melhoria do ambiente interior, está a ser testada na Universidade de Sevilha, foi hoje anunciada.

Desenvolvida pela spin-off WSBP (We Solve Buildings Problems), formada por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a solução tecnológica "JANUS E2S" destina-se essencialmente a edifícios de serviços e da indústria.

Introduzida em Outubro de 2009 na sede da empresa Teixeira Duarte, a solução tecnológica está há cerca de um mês a ser testada na Universidade de Sevilha, disse à Lusa Manuel Gameiro da Silva, um dos responsáveis da WSBP.

O sistema baseia-se numa "rede de sensores que monitorizam em tempo real as condições meteorológicas, o consumo de energia do edifício e a qualidade ambiental interior (sensação de conforto percepcionada pelos ocupantes, inerente às condições físicas e psicológicas a que estão expostos), através da medição dos níveis de CO2, da temperatura e da humidade", refere uma nota divulgada pela FCTUC.

A partir da informação enviada para uma base de dados, acessível através de uma plataforma Web, é elaborado um conjunto de recomendações para racionalizar os gastos e melhorar as condições ambientais do edifício.

"Há medidas que não requerem praticamente investimento e que induzem poupanças de energia da ordem dos 10 a 15%, como a mudança de comportamento das pessoas (abertura e fecho de portas e janelas, períodos de funcionamento de computadores e impressoras), das rotinas de controlo de equipamentos e do ar condicionado de 21 para 23.5 graus, por exemplo", explicou Manuel Gameiro da Silva.

A melhoria do isolamento térmico do edifício e instalação de sistemas inteligentes de sombreamento são outras das medidas que podem ser adoptadas.
O docente universitário afirma que a solução tecnológica desenvolvida em Coimbra se distingue por avaliar o edifício globalmente e não apenas os consumos energéticos.

"Analisamos não só os gastos (de energia) mas também as condições que estão a ser proporcionadas aos utilizadores do edifício, porque se sabe esta é uma das questões mais importantes na produtividade dos trabalhadores", disse.

Especializada em soluções de engenharia para edifícios, a WSBP prevê realizar no final deste mês uma acção de divulgação da solução tecnológica na Finlândia.
Fonte: Oje

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More