Seu Banner Aqui

quinta-feira, 10 de junho de 2010

TI Verde é realidade no projeto do único data center Tier III da América do Sul

Empreendimento da Ativas será inaugurado em julho e entra em operação seguindo os mais modernos parâmetros ambientais.

O data center da Ativas, empresa de tecnologia do Grupo Asamar, além de ser certificado como o primeiro e único Tier III da América do Sul, entra em operação a partir de julho seguindo os mais modernos parâmetros internacionais de sustentabilidade ambiental. O empreendimento é a prova de que o conceito de TI Verde já é realidade no Brasil. O data center ocupará uma área total de 11 mil m², em Belo Horizonte (MG), e tem investimento da ordem de US$ 50 milhões.

Como exemplo de aplicação do conceito ecológico em projetos de TI, vale destacar, no empreendimento da Ativas, a virtualização de servidores – as cargas de trabalho são consolidadas em um número menor de máquinas totalmente utilizadas, o que reduz o espaço necessário para acomodá-las. Apenas isso garante menos consumo energético para executar as operações. Outro exemplo é o gás que faz a contenção de incêndio e que tem como base o líquido Novec 1230. Ele se extingue em cinco dias e não causa danos ao meio ambiente. Atualmente, os sistemas de incêndio utilizam o gás FM 200, que pode demorar até 30 anos para se extinguir na atmosfera.

Eficiência energética também é outro ponto forte do empreendimento, que tem como meta PUE (Power Usage Effectiveness) de 1,7. O PUE é uma relação de potência que mede a eficiência energética dos data centers. “Como exemplo, o PUE próximo a 1,5 somente é conseguido nos países de clima frio, onde os data centers aproveitam a temperatura externa para climatizar os equipamentos de TI”, explica o CTO da empresa, Antônio Phelipe. Segundo ele, a Ativas investiu em tecnologias mais caras para garantir maior eficiência no consumo energético. “Optamos por uma tecnologia alemã, LCP, que processa a climatização dos servidores blade nos próprios racks de armazenamento e não no ambiente, o que reduz o gasto energético”, exemplifica.

A empresa também adquiriu aparelhos especiais de ar condicionado, mais modernos e econômicos. Para se ter ideia do quanto os data centers consomem em energia, basta dizer que o empreendimento da Ativas, na primeira das suas três fases de implantação, utilizará transformadores de 2,5 MVA, o suficiente para abastecer entre 400 e 500 residências, tendo como parâmetro o padrão brasileiro. Além disso, apenas o sistema redundante de refrigeração de cada fase (chiller de 350 TR´s) tem equivalência a cerca de 600 aparelhos de ar-condicionado de janela de uso residencial. “Como o mais moderno data center da América do Sul, não poderíamos abrir mão do que há de melhor no mercado em termos de preservação ambiental”, destaca Phelipe.
Fonte: SEGS

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More