Diminuir os efeitos da maresia em aparelhos de ar condicionado no litoral

Murilo Sobral
By -
0
A utilização de tubos de alumínio torna o equipamento mais resistente a problemas originados pela maresia.
Em época de veraneio, as empresas aumentam o número de vendas e instalações de equipamentos de ar condicionado no litoral. O risco da maresia estragar os aparelhos preocupa os compradores. No entanto, o problema pode ser amenizado com algumas medidas que já foram tema de debate na ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação.
A utilização de tubos de alumínio para ar condicionado é uma alternativa para a substituição do cobre, pois é mais resistente. Como é protegido por uma camada de óxido, torna-se também mais estável. Segundo o promotor técnico de vendas da empresa Vulkan, Francisco Sousa, a troca de material já é uma tendência em diversos países.

- Além do alumínio ser um material mais barato e mais leve, é mais resistente a corrosão por sua composição química. É necessário também que o cuidado esteja na instalação do aparelho - diz.

Na troca do tubo de cobre pelo de alumínio, é recomendada a limpeza de peças como flangeador, curvador, rebatador e molas. O cobre deixa poeira residual que pode causar danos ao alumínio. Outra medida é ter ferramentas especificas para cada tubo, assim evita a má limpeza dos instrumentos.

Outras vantagens do tubo alumínio é ser flexível, o que facilita o manuseio na instalação, e possuir menor efeito "mola", ou seja, quando o material é dobrado, retorna a sua posição original mais rapidamente que o cobre. Além do alumínio trabalhar em temperaturas e pressões mais elevadas, possui também uma microestrutura refinada e homogênea, sem deformações.

Francisco Sousa realiza palestras sobre o tema em diversos estados. Na última visita que fez ao Rio Grande do Sul, falou no auditório da sede da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV) para informar sobre a substituição do cobre e como o alumínio auxilia também em outros setores.

Gostou deste artigo? Então considere assinar grátis nosso Rss Feed e receba todas as atualizações do SAC diretamente em seu e-mail.
Siga e envie aos seus amigos via Twitter e Facebbok.
Fonte: Segs

Postar um comentário

0 Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

3/related/default

#buttons=(Ok, Entendi!) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Sair
Ok, Go it!
Demos Buy Now