Seu Banner Aqui

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Hotéis buscam certificação com política ''verde''

Já foi o tempo em que os hotéis apenas pediam para os hóspedes reutilizarem as toalhas para ajudar o meio ambiente. Agora, muitos têm um plano de ação que envolve todas as áreas do empreendimento para reduzir o consumo de recursos naturais. E, para comprovar que realmente colaboram com a sustentabilidade, eles passam por auditorias e são certificados.

Os donos e os clientes saem ganhando - há economia nas contas de água e luz, por exemplo, e os hóspedes têm certeza de que escolheram um hotel "ecologicamente correto".

A rede Novotel é a única no Brasil com hotéis certificados pelo selo australiano EarthCheck, específico para o setor de turismo. São três unidades: Porto Alegre (RS), São José dos Campos (SP) e na capital paulista. A rede já iniciou o processo de certificação das outras unidades no Brasil - o que leva em geral um ano.
Carlos Alberto Almeida, gerente-geral do Novotel Center Norte, explica que o trabalho é de longo prazo. "Precisamos conscientizar os funcionários, os fornecedores. É algo que tem início, mas não tem fim." Ele conta que, com as medidas já implementadas, houve uma redução de cerca de 10% no valor gasto de água e energia.

O hotel possui 363 apartamentos, uma área de 3 mil metros quadrados para eventos e 200 funcionários. Diferentes medidas entraram no programa. Nos últimos dois anos, a decoração de Natal foi toda feita com material reciclado. Além de diversos pontos onde é possível descartar o lixo reciclável, o hotel também paga para uma empresa privada fazer a descontaminação das lâmpadas fluorescentes. E, com a troca das lâmpadas por LED (diodos emissores de luz) nas áreas sociais, conseguiu uma economia anual de R$ 70 mil. Além disso, o LED não esquenta tanto o ambiente e, assim, reduz a necessidade de ar condicionado.

Certificação
O EarthCheck é um programa usado hoje por mil organizações públicas e privadas em 70 países. É forte na Ásia, no México, no Caribe, na Austrália, no Pacífico e Nova Zelândia. Para garantir a manutenção do selo, o hotel é submetido a uma auditoria anual.
No México, os cinco hotéis de luxo The Haciendas, da rede Starwood, são adeptos do EarthCheck. Entre 2008 e 2010 conseguiram reduzir o consumo de água, energia e gás. Outra preocupação do The Haciendas é empregar pessoas da região, o que inclui a comunidade maia. Nos cinco hotéis, a média é de mais 90% de funcionários do entorno.

Cristina Arróyave, diretora de vendas e marketing, explica que antes de aderir ao EarthCheck já eram feitas ações de conservação ambiental nos hotéis. "Mas queríamos ter uma certificação que nos ajudasse a medir e direcionar nossas ações corretamente. E, hoje, muitos clientes escolham nossas propriedades por causa do nosso projeto sustentável e trabalho com as comunidades locais."
Olimpíadas. O EarthCheck é uma ferramenta para ajudar a gestão ambiental dos hotéis e foi desenvolvida pelo Centro de Pesquisa em Turismo Cooperativo e Sustentável, financiado pelo governo australiano.
Stewart Moore, presidente do EarthCheck, acredita que a tendência é de aumento de hotéis certificados no País, principalmente com a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016.
Fonte: Estadão

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More