Seu Banner Aqui

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Protesto por ar condicionado paralisa aula em escola modelo do interior de MT

Alunos do período vespertino são os mais afetados pelas altas temperaturas dos últimos dias. Uma manifestação iniciada pelos próprios alunos parece que deu resultado.

Talvez porque há muitos anos é considerada uma escola "atrativa", ou porque é a unidade de ensino que ainda detêm o título de melhor gestão escolar de Mato Grosso, alunos do ensino fundamental e médio do período vespertino da Escola Estadual Dom Bosco, em Lucas do Rio Verde, se viram hoje no direito de reivindicar.

O que para muitos soaria, portanto, como estravagante, para os estudantes da respectiva unidade educacional é de suma vitalidade. Justamente porque querem estudar, paralisaram por conta própria as aulas iniciadas às 13 horas de hoje, e organizados, saíram as ruas da cidade para repercutir o problema que os afligem desde que começou a onda de calor no estado: as altas temperaturas no recinto da sala de aula.
Há relatos de alunos que já desmaiaram, que perderam a produtividade, e que até já deixaram de comparecer na escola justamente por não suportarem mais a sensação de abafamento nas 20 salas de aulas do edifício. Com o fim do verão. que é chuvoso, e o início do inverno, que no Brasil central é seco, o incômodo tende a aumentar.

O problema começou quando a direção - em virtude do convênio firmado com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para a instalação de 40 aparelhos de ar condicionados de 24 mil BTU´s cada, mandou retirar os ventiladores.

O serviço executado no período das férias exigiu a reformulação completa da rede elétrica do prédio, empreendimento que foi realizado em tempo recorde, e totalmente custeado com os recursos da festa junina no ano passado, que arrecadou R$ 120 mil reais.

O que não foi cumprido, porêm, foi a promessa da entidade gestora sediada em Cuiabá pela climatização total das instalações, acalentada por alunos e professores há mais de 70 dias de iniciados os trabalhos em sala de aula. "Fizemos um investimento de mais de R$ 110 mil. A Seduc prometeu entregar os aparelhos antes do inicio do ano letivo de 2010, já estamos no final de abril e até agora não recebemos nada”, certificou a diretora

Segundo Cleuza de Marco, a reivindicação dos alunos tem o apoio dos professores, pois segundo ela, a Seduc prometeu a entrega de aparelhos para a escola e até hoje não cumpriu com o combinado.

Em contato hoje ainda com a assessoria da Seduc, a diretora da Escola Dom Bosco recebeu a notícia de que até a próxima segunda-feira, os aparelhos de ar condicionados estariam na escola. Pelo visto a manifestação surtiu efeito, e aprenderam que calados, a sociedade não anda, não cresce, não transforma. Mesmo fora de sala- de-aula, praticaram um belo exercício de cidadania.
Fonte: ExpressoMT

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More