Seu Banner Aqui

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ônibus Intermunicipais e Interestaduais deverão oferecer sistemas de ar condicionado

A Assembléia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 5 de abril, a Indicação Legislativa 9/2011, do deputado estadual André Lazaroni que obriga a instalação imediata de sistema de ar refrigerado em toda frota dos meios de transporte coletivos. A Indicação segue agora para o Executivo. O principal obetivo deste projeto é oferecer dignidade aos passageiros de ônibus intermunicipais e interestaduais, principalmente aos alunos da rede estadual, pacientes crônicos, deficientes físicos e idosos, o deputado estadual Sensibilizado com a via crucis que os pacientes renais crônicos percorrem diariamente entre municípios para realizarem hemodiálise, e se deslocam em ônibus sem ar refrigerado, o deputado enfatizou a importância desta medida. André Lazaroni comemorou a aprovação da Indicação Legistativa 9/2011, elaborada em fevereiro deste ano.

''Esta lei tem o objetivo de, ao mesmo tempo, melhorar o sistema de transporte público fluminense e preservar a saúde, conforto e dignidade da população. Por isso a obrigatoriedade de instalação de de ar refrigerado em toda a frota de ônibus'', afirma o deputado estadual André Lazaroni, líder do PMDB, vice-presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente.

De acordo com o projeto, todas as empresas de ônibus devem adotar um critério gradual para a instalação deste sistema. Por isso, as empresas terão um período de um ano para se adequarem à Lei, a partir da data de publicação em Diário Oficial. O descumprimento da Lei implicará em sanção à concessionária responsável, correspondente ao pagamento de 1.000 (mil) UFIRs por cada veículo.

Em recente reportagem, o jornal O GLOBO lembrou o decreto municipal 32.842 DE 1º de Outubro de 2010, que limita o transporte de passageiros com gratuidade em ônibus somente sem ar condicionado. A reportagem aponta fatos preocupantes sobre as condições existentes dentro dos veículos que não dispõem de ar condicionado que representam 86% de toda a frota: a sensação térmica em seu interior chega a superar os níveis de temperatura das ruas (em um dia em que se registrou temperatura máxima de 34 graus, a sensação térmica no interior dos coletivos variava entre 36 e 40 graus). Segundo médicos especialistas, o forte calor causa desidratação, moleza, mal estar e enjôos à população.
Fonte: Panorama Regional

3 comentários:

Detesto viajar de ônibus, a unica viagem de Ônibus perfeita para mim é nos ônibus da Santana que fazem a linha Feira Salvador pq a refrigeração é perfeita. Os ônibus da Gontijo, Progresso, São Geraldo e demais aviaçoes fraquinhas, não tem condições de manter o ar numa temperatura que nos livres inclusive de doenças transmitidas por vírus e bactérias, ficam oscilando e nos sujeitando a odores dos outro viajantes. Meu conselho é para abdicarem das aparências e nesse casos as janelas são bem melhores.

Olá meu caro, Obrigado pela visita ao blog e pelo comentário postado. Fica aí a opinião de quem utiliza o sistema de ar condicionado dos ônibus. Cuidar da manutenção faz bem a todos e estamos de olho, hein!. Abraço,

Eu sou a favor da máxima "você paga pelo que leva". Não deveria ser obrigado, na verdade precisaria de maior concorrência no setor para que o passageiro pudesse escolher entre um ônibus muito luxuoso ou um muito barato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More